terça-feira, 19 de maio de 2009

Exclusiva ou Inclusiva?

"... o mundo pode fazer qualquer coisa que a igreja pode, exceto uma: o mundo não pode demonstrar graça." Gordon MacDonald

Mas... O mundo ou a Igreja sabem o que significa graça?
Na sua concepção mais teórica: "Graça e o que se recebe sem merecer."

"Graça é um conceito teológico fortemente enraizado no Judaísmo e no Cristianismo, definido como um dom gratuito e sobrenatural dado por Deus para conceder à humanidade todos os bens necessários à sua existência e à sua salvação. Esta dádiva é motivada unicamente pela misericórdia e amor de Deus à humanidade, logo, movida por Sua iniciativa própria, ainda que seja em resposta a algum pedido a Ele dirigido. E também por esta razão, a Graça é um favor imerecido pelo Homem, mas sim fruto da misericórdia e amor divinos.
Dependendo das correntes teológicas cristãs, existem aqueles que defendem que a graça é irresistível; outros que a graça é somente para algumas pessoas escolhidas e totalmente predestinadas por Deus; e há ainda aqueles que acreditam que a graça é universal (ou seja, predestinada para toda a humanidade), mas que pode ser recusada livremente pelo Homem."
Fonte: Wikipédia Enciclopédia Livre (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gra%C3%A7a)

Há dois conceitos espirituais e nem por isso menos naturais, que normalmente são confusos na cabeça das pessoas sendo elas profidentes de qualquer "fé" que se imagine. Fé e Graça. O ser humano na sua infinita mania de buscar a explicação, de entender a teoria dissecar as coisas para entender como funcionam, acaba criando barreiras e muros quase intransponíveis para chegar a algum lugar que ele ainda não sabe qual é.

Quando criança, e não devia ser diferente de tantas outras, uma das poucas recordações que tenho desse período é que cada brinquedo que eu ganhava me trazia uma nova angustia... "Como é que aquele botãozinho fazia a luzinha acender?", "Como é que aquela pilha fazia o carro andar sozinho?", "Como então, ao balançar a boneca da minha irmã, ela fechava os olhinhos e ainda chorava?" E esta ultima pergunta as vezes me custava uns tapas ou agudos berros ao ouvido.
O fato é que todas as vezes que caminhava em direção ao desvendar daquele novo mistério com as minha próprias ferramentas havia alguns custos a pagar e na maioria deles era que nuca mais poder brincar com aquele carrinho.

Quando o homem tenta buscar explicação das coisas espirituais com suas próprias ferramentas, sem perguntar a Deus, ele perde a oportunidade de experimentar e viver na pratica tais mistérios.

Nos dias de hoje um dos "ismos" que mais dificultam a compreensão da palavra graça é o individualismo. Este tal faz com que o individuo veja os demais ao ser redor mas não os considere, especialmente se para ele estes "demais" estiverem em um nível inferior, eu disse para ele...
Desta forma a humanidade acabou se contaminando e o relacionar-se só existe se algo interessar.

A igreja, que professa tão altisonantemente ser a representante de Deus, o Corpo de Cristo precisa então fazer-se compreender nesse sentido.
Por muitos anos a igreja serviu e se portou como um algoz dos "pecadores" dos que não eram "santos" e assim criou um estigma de castradora e trouxe a tona a percepção de que somente algumas pessoas, severamente testadas e que provassem seu valor e merecimento poderiam entrar... Fazendo desta placa também a placa do Céu.

Se pudermos observar a nossa poesia, nossa musica, nossa arte, que é a chaminé que põe na atmosfera o produto das mais intimas reações ebolutivas do ser humano. Esta exprimi cada vez mais uma necessidade, uma busca por um amor verdadeiro, um amor que complete e me entenda como sou e se houver algo de incomum me ajude a curar... Quem mais poderá transmitir este amor, não um sentimento puramente sexual, mas na grande maioria das vezes, muito mais que sexo as pessoas estão em busca de alguém a quem confiar sua solidão, com quem contar ...

E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. (Rom 5:58)

Um dos grande artistas da nossa musica passou toda a sua vida em busca de entender onde e em quem encontrar este amor que ele não entendia e ele escreveu assim:

"É servir a quem vence
O vencedor
É um ter com quem nos mata
A lealdade
Tão contrário a si
É o mesmo amor...

Estou acordado
E todos dormem, todos dormem
Todos dormem
Agora vejo em parte
Mas então veremos face a face
É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade...”

Monte Castelo
Legião Urbana
Composição: Renato Russo (recortes do Apóstolo Paulo e de Camões)


Quem, que ainda não tenha conhecido o amor de Deus em ter mandado seu maior tesouro para os que o traíram, poderia entender o vencedor (Deus), servindo ao seu traidor (nós)?

Se o mundo despreza uma pecadora notória, a igreja vai amá-la. Se o mundo nega ajuda ao pobre e ao sofredor, a igreja vai oferecer-lhe alimento e cura. Se o mundo oprime, a igreja vai levantar o oprimido. Se o mundo envergonha um pária social, a igreja vai proclamar o amor reconciliador de Deus. Se o mundo busca lucro e auto satisfação, a igreja se dispõe ao sacrifício e serviço. Se o mundo se fende em facções, a igreja se junta em unidade. Se o mundo destrói seus inimigos, a igreja os ama. Phillip Yancey

Estas são características da igreja dos dias de hoje?

A igreja contemporânea precisa deixar de ser “exclusiva” e aprender a ser “inclusiva”.
Deixar de pensar em salvar “exclusivamente” quem está aparentemente apto e pensar “inclusive” nos que Jesus quer salvar.
Nossas portas precisam estar abertas para que todos entrem e de repente: "aqueles que achamos que mais se parecem com o joio possam se tornar trigo..." (Arcebispo Dom Paulo Garcia)

Killinho

2 comentários:

  1. meu irmão e amigo Josias, este foi um daqueles textos que ao ler me deu uma certa "inveja santa", hehehehe, e ao mesmo tempo raiva por não ter sido o autor... mas fico muito feliz por Deus ter lhe inspirado e e por estar alertando a igreja sobre seu verdadadeiro papel e caráter, que Deus o abençoe em Cristo e te inspire cada vez mais...

    ResponderEliminar